quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A MULHER MACIANA?, OU O RODIN MARCIANO?, OU UMA ILUSÃO DE ÓPTICA?


Vida em Marte? Imagem da Nasa reacende debate!
É o Super-Homem? É um macaco alienígena? Seria o Chewbacca? É o Pezão? O Pensador, de Rodin? As teorias se multiplicam... Pode ser até que surja alguém dizendo que se trata do aventureiro Steve Fossett, que desapareceu nos céus dos Estados Unidos quando pilotava um avião e nunca mais foi visto. (Para assistir ao vídeo do 'Telegraph', clique aqui)
E por que toda esta celeuma? Uma imagem capturada pela sonda Spirit em janeiro de 2004 e divulgada recentemente pela Nasa reacendeu o debate sobre a vida em Marte. Blogs e sites na internet discutem a figura que aparece na superfície árida do Planeta Vermelho. A misteriosa forma é, para muitos, prova suficiente de vida em Marte.
Emocionado, um blogueiro britânico escreveu: "A imagem é incrível. Eu não pude acreditar nos meus olhos, quando vi o que parecer ser um alienígena pelado correndo em Marte".
Uma das teorias diz que a figura não tem vida: é uma estátua que acabou sendo reproduzida muito depois em Copenhague, capital da Dinamarca. O obra seria uma marca deixada em Marte por uma civilização que migrou para a terra dos vikings... Nooooooossa!!!
Os céticos dizem que é apenas um truque de luz ou, no máximo, uma rocha com uma forma curiosa, como muitas que são vistas pela Terra.
Emily Lakdawalla, blogueira da Planet Society, disse não ter dúvidas de que se trata de uma pedra, pois a sonda estava fazendo fotos do mesmo lugar durante três dias. Assim, nesse período, o suposto alienígena, não teria se mexido. Mas será que isso não reforça o argumento da estátua deixada por uma civilização superior?
Aqueles que acreditam que o homem nunca foi à Lua e desfilam na web teorias da conspiração dão sonoras gargalhadas!
Marte povoa o imaginário mundial. Em 2001, a Nasa acabou com uma polêmica que durava 25 anos: a superfície do planeta mostrava a forma de um "rosto", que era era visto por muitos como um possível monumento deixado por uma civilização marciana antiga. Mas, na verdade, diz a agência espacial americana, não passa de uma montanha.
Vamos lá, mande sua teoria sobre o "estranho" marciano!